Seminário do Pnaic reúne profissionais da educação do município de Areal

Teve início nesta quinta-feira (04), o Seminário do Pnaic (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) voltado para os professores municipais. O objetivo é formar os profissionais da educação através de um novo modelo didático, no qual é possível trabalhar tanto a parte teórica quanto a prática, compartilhando experiências através do Seminário e dos estudos realizados durante o ano, com o apoio da coordenadora e orientadora do Pnaic.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa firmado entre Governo Federal, estados e municípios do país, tem o intuito de alfabetizar as crianças até os oito anos de idade, no caso, até o terceiro ano do ensino fundamental. “Ano passado nós fizemos uma formação voltada para a área da linguagem e esse ano o foco é a disciplina de matemática. Recebemos todo o material de apoio necessário para o desenvolvimento da formação dos professores e dos alunos, através do qual, durante o ano, pudemos trabalhar e estudar junto com os educadores”, explica Flávia Mendes, orientadora de Estudos do Pnaic.

Professores criaram "Caixas Matemática", com jogos e objetos que auxiliam no estudo da disciplina.
Professores criaram “Caixas Matemática”, com jogos e objetos que auxiliam no estudo da disciplina.

Para Flávia, essa nova abordagem contribui para manter a atenção do aluno, envolvê-lo no ensino da disciplina e o estimula a continuar os estudos, pois a forma de instrução busca relacionar situações e atividades do dia a dia que requerem o uso da matemática, da lógica e do raciocínio estratégico. “Isso desenvolve a compreensão do aluno e o ajuda a construir uma realidade onde há interação dentro e fora da sala de aula”.

A coordenadora do Pnaic, Elisabete Lima, destaca que a importância desse projeto é ver o envolvimento de todos os profissionais da educação trabalhando pelo mesmo objetivo. E para os professores é uma oportunidade de trocar experiências, sair da solidão da sala de aula e poder compartilhar seu conhecimento com outros educadores. “Nós tivemos uma boa aceitação por parte dos professores do município, que estão se envolvendo cada vez mais. E através do Pacto, eles têm a oportunidade de refletir sobre a própria prática de ensino”.

Com relação às crianças, os primeiros resultados do projeto já são visíveis. Elas estão mais participativas, com maior desenvoltura. Elisabete ressalta que o material enviado pelo Governo é de excelente de qualidade e dos melhores autores, dando a oportunidade dos alunos terem acesso a livros que, normalmente, não poderiam. “Isso estimula e contribui para o ensino na sala de aula”.

O secretário de Educação, Delicélio Costa de Andrade, ressalta que a secretaria tem cumprido com o que o pacto exige, apoiando todos os envolvidos durante o processo. “O mais importante de tudo é ver o comprometimento dos educadores com o Pnaic. Durante todo o ano eles se dedicaram e agora apresentam o resultado de seus trabalhos no Seminário. Nós esperamos que tudo o que foi desenvolvido durante o Pacto seja aplicado em sala da aula e que as pessoas tenham em mente que esse é um trabalho de longo prazo e desejamos que o resultado seja o melhor possível”.

Hoje, profissionais (do 1º e 3º anos) de quatro escolas do município apresentaram os conteúdos desenvolvidos dentro de sala de aula. E no dia 11, educadores de quatro outras escolas irão mostrar seus projetos. O Seminário também conta com a participação de diretores e orientadores pedagógicos. O encerramento acontece na próxima quinta-feira, onde os professores receberão o certificado do Seminário realizado em 2013 e será feita uma avaliação do projeto apresentado esse ano.