Secretários e dirigentes municipais de desenvolvimento econômico se encontraram em Três Rios-RJ.

Noticia668

Representantes de 19 municípios fluminenses participaram do encontro, em que foi assinado o documento que institui o Fórum de Secretários e Dirigentes de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro (RJ). Realizada nessa quarta-feira (8), a reunião contou com a participação do prefeito de Camaçari (BA), Ademar Delgado das Chagas e do vice-presidente para Assuntos de Desenvolvimento Econômico Local da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e prefeito de Três Rios (RJ), Vinícius Farah, anfitrião do evento.

Para Farah, a fórmula para a mudança na vida das pessoas é começar pela transformação econômica. Eleito prefeito empreendedor duas vezes pelo Sebrae, o governante usou o exemplo de seu município para mostrar uma política econômica de sucesso. “Fizemos com que Três Rios se transformasse numa cidade de oportunidades e de transformações, alicerçada em todos os segmentos da economia”, afirmou.

Os participantes assistiram também à palestra “Gestão Pública Empreendedora – Promoção do Desenvolvimento Por Meio do Apoio aos Pequenos Negócios”, ministrada por Rômulo Rende, consultor Sebrae. Outro assunto debatido foi a Política Nacional de Desenvolvimento Regional, apresentado pela coordenadora – geral de Gestão Institucional, do ministério da Integração Nacional, Maria Thereza Teixeira. A criação de uma Nova Política Econômica Regional (PNDR II), cujo principal objetivo é fortalecer a coesão social, econômica, política e territorial do Brasil, foi o principal ponto do debate.

Durante o evento estiveram presentes representantes dos municípios: Araruama, Areal, Barra do Piraí, Cachoeira de Macacu, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaperuna, Magé, Maricá, Paraíba do Sul, Paulo de Frontin, Pinheiral, Quissamã, Rio Bonito, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, São João de Meriti, Terezópolis e Três Rios.

Sobre o Fórum Nacional
Com o objetivo de articular secretários e dirigentes municipais de desenvolvimento econômico para trabalhar políticas que auxiliam o município a se desenvolver economicamente, o Fórum Nacional foi criado em 2010 e reestruturado em 2013, com a mobilização do Sebrae e da FNP.

Para o prefeito de Três Rios, o cuidado com esse setor faz com que os demais sejam beneficiados, pois os cofres públicos estarão com mais dinheiro para investir. “Antes de se transformar a saúde, a educação, a área social, a habitação, é necessário ter dinheiro e para movimentar a economia de uma cidade, é preciso mudar a política econômica”, destacou Farah.

Próximos Encontros
O próximo encontro do Fórum de Secretários e Dirigentes de Desenvolvimento Econômico do estado ficou agendado para 13 de janeiro de 2015, no Rio de Janeiro (RJ). O grupo debaterá estratégias para serem aplicadas no decorrer do ano. O local ainda será decidido pela organização.

Cariacica sediará o encontro do Fórum de Secretários e Dirigentes de Desenvolvimento Econômico da Bahia (BA), nos dias 19, 20 e 21 de novembro, durante a 7ª edição da Semana Global do Empreendedorismo e do Pólo de Cidadania, em Cariacica.

O próximo encontro anual do Fórum Nacional acontecerá durante o III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), que acontece de 7 a 9 de abril de 2015, em Brasília (DF).

Fonte: Frente Nacional de Prefeitos