Secretário de Meio Ambiente de Areal faz palestra na Universidade Rural

3-p.jpg

3 - G
O secretário de Meio Ambiente de Areal, Juvenal Brasil foi convidado para falar na tarde de ontem (20) na UFRRJ de Três Rios, na Semana Acadêmica de Gestão Ambiental. O evento foi aberto para todos os cursos. O tema abordado pelo secretário foi “Fomento a inclusão socioprodutiva, através da coleta seletiva”.

A proposta foi apresentar o case de sucesso que o município de Areal vivencia através da coleta seletiva. Os eixos abortados foram sustentabilidade socioeconômica e ambiental, inclusão de catadores de material reciclado no mercado formal de trabalho e geração de emprego e renda neste setor.

A coleta seletiva em Areal está gerando emprego e renda, melhoria na saúde pública e o município participa do Prêmio do Sebrae no quesito Sustentabilidade e Inovação. Para Juvenal Brasil é possível uma adequação das cidades ao modelo de coleta seletiva, visto que em Areal, além do programa estar em conformidade com as Leis ambientais e da política nacional de resíduos sólidos, o município gerou oportunidade para pessoas que estavam fora do mercado de trabalho e sem expectativas de emprego.

“O Prefeito Flávio Bravo nos deu a missão de implantar este programa e avançar neste setor. Hoje temos maquinários como prensa, local adequado, equipe que passa constantemente por capacitação, caminhão para coleta e nesta semana, conseguimos mais um veículo, fruto do trabalho e parceria que o prefeito tem com o Governo do Estado” Disse o secretário.