Secretaria de Saúde de Areal inicia programa de controle do tabagismo

Programa-de-controle-do-tabagismo.jpg

Equipe multiprofissional atenderá pessoas que desejam parar de fumar.

A população de Areal que é fumante e deseja parar de fumar já pode contar com o auxílio da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde. No dia 14 de agosto, a equipe da Secretaria realizou um cadastro para formar o primeiro grupo de controle do tabagismo.

Trinta pessoas foram encaminhadas para avaliação com a médica da equipe multiprofissional do grupo. Segundo a coordenadora da Atenção Básica, Suzilaine, a equipe do programa é formada por nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta, médica e educador físico. Os encontros do grupo acontecem às terças-feiras. A primeira fase do programa é dividida por sessões, com encontros com cada profissional em diferentes dias. Os encontros de manutenção são realizados com a fisioterapeuta e com o educador físico.

Quem tiver interesse em participar do programa e de novos grupos de tratamento deve comparecer ao Clube Gaby (em cima do Bramil), no dia 4 de setembro, às 10h. Na ocasião, será possível conhecer o programa e agendar a avaliação.

“O tabagismo é uma questão de saúde pública. Muitas pessoas desejam ou precisam parar de fumar e não conseguem sozinhas. Capacitamos nossos profissionais nos últimos meses com a coordenação do programa no Governo do Estado para oferecer o apoio gratuito em nossa cidade à população. O primeiro grupo foi formado rapidamente, o que demonstra que temos muitas pessoas com esse desejo”, acredita o prefeito, Flávio Bravo.