Secretaria de Desenvolvimento Social realiza reunião com pais dos alunos que participam Jovem Alerta.

segunda-feira3.jpg

segunda-feira
O Jovem Alerta é um projeto socioeducativo do Serviço Social do CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola, que tem por principal objetivo contribuir com o desenvolvimento humano e o aprimoramento pessoal e profissional de adolescentes e jovens que consiste no público alvo das instituições e equipamentos da proteção social básica e proteção social especial (CRAS/CREAS), e demais órgãos de Garantias de Direito.

O trabalho é realizado através da mobilização e sensibilização dos jovens com o intuito de despertar a participação mais efetiva o protagonismo, autonomia e identidade destes usuários e consequentemente, contribuindo com o exercício de Cidadania Ampliada.

A partir desta demanda a Assistência Social do CIEE, programa um ciclo de atividades que contribua com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos deste município.

Para participar o jovem precisa ter entre 14 a 24 anos incompletos e estar matriculado em uma escola regular em qualquer série.

O projeto envolve, basicamente, um conjunto de oito palestras de orientação (com as temáticas: Encontro com as famílias; Ser cidadão e a Comunicação; Participação e Direitos; Conceitos e Preconceitos; Juventude e Trabalho; A importância do Conviver; Cooperação; e Formatura), incluindo a parte vocacional. Quando o jovem termina essa etapa com frequência total, recebe um certificado tendo direito a ter um cadastro no CIEE.