Quem Bate em Mulher Machuca a Família Inteira

DSC_0196dfj.jpg

A Prefeitura Municipal de Areal e a Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação realizam o 2º Encontro de Mulheres

O evento foi realizado no Espaço Centro de Convivência do Idoso. Pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação com Organização dos Centros de Referência de Assistência Social – (CRAS Centro e CRAS Amazonas), Centro de Referência Especializado Atendimento Social – (CREAS) e Programa Bolsa Família.

As 8:30 ocorreu a caminhada com as mulheres do grupo de Zumba com a professora Raquel.

Apresentação do tema: “Quem bate em Mulher Machuca a Família Inteira.”

A abordagem da palestrante em face ao assunto proposto no evento foi referente ao enfrentamento da Violência Contra a Mulher apresentando reflexões a luz da Lei Maria da Penha – Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, que há 11 anos cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar além de prevenir, punir e erradicar a Violência contra a Mulher.

A palestrante também ressaltou e aprofundou sobre as formas de violência doméstica contra mulher que são: a psicológica, a física, a moral, a agressão verbal e a sexual, aprofundando ainda mais sobre as causas que tem levado as mulheres sofrerem ao longo dos anos do Brasil, as diferentes formas de agressões e violências aos quais as mulheres têm sido vítimas, bem como suas consequências na família. Esta ocorreu com participação efetiva das mulheres e homens presentes no evento.

A conclusão do encontro se deu com conscientização do público presente das diferentes oportunidades de enfrentamento a agressividade e violência contra a mulher, pois se existem mulheres necessitando de ajuda, estas podem ser encontradas nos espaços do CRAM, CRAS, CREAS entre outros órgãos de referência no enfrentamento desta realidade como forma das famílias cuidarem de si. Logo após as mulheres foram agraciadas com um coffe break (café da manhã) especial.

Palestrante: Psicóloga Raquel Vieira – Coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher – CRAM de Petrópolis

Estiveram presentes no evento o Vice-Prefeito Celso Silvestre e o Secretário de Desenvolvimento, Habitação e Cidadania Marcos Antônio Ribeiro.