PROJETO DEFESA CIVIL NAS ESCOLAS!

75241236_2633353376704060_8817192568740642816_o.jpg

A Cidade de Areal, com os seus mais de onze (11) mil habitantes, possui problemas como qualquer outra cidade, além disso, o nosso Município possui características bastante peculiares. Trata-se de uma cidade entre rios e as montanhas que sofreu uma ocupação desordenada durante décadas que ocasionou em uma alta densidade populacional nos morros com riscos geológicos.
Como conseguinte, as chuvas torrenciais de verão provocam grandes danos não apenas Ambientais e Materiais, mas principalmente danos Humanos.
O desastre ocorrido em Janeiro de 2011 no qual centenas de pessoas ficaram desabrigadas, em sua maioria, moradores de comunidades carentes localizadas em encostas e as margens dos rios. Sendo assim, intensificamos as Ações do Sistema Municipal de Defesa Civil. Iniciamos diversas ações de fortalecimento e muitas outras foram iniciadas com o objetivo de tornar as Comunidades mais Resistentes, ou seja, com maior capacidade de adaptação para absorver os impactos dos eventos Adversos, bem como possibilitar um rápido retorno à normalidade. A Defesa Civil Municipal (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC), vem desenvolvendo o programa de proteção comunitária que engloba os projetos; Capacitação e treinamento dos Moradores, Sistema de Alerta e Alarmes Comunitário e Defesa Civil nas Escolas. Além disso, promoveu o fortalecimento Institucional. Isto posto, o Projeto Defesa Civil nas Escolas vem enfatizar as ações com crianças e jovens criando assim, desde cedo, uma cultura de prevenção e proteção Civil, inserido nas gerações atuais e futuras um comportamento de práticas mais seguras que visam a Redução do Risco de desastres.
A Coordenadoria de Defesa Civil, vem trabalhando para Implantação do Projeto em toda Rede Municipal de Ensino. O Projeto tem por objetivo incorporar conceitos de Redução de Riscos de Desastres e Acidentes à Educação Escolar, tendo como público alvo os alunos da Rede Pública Municipal.
Apresentamos o Projeto Defesa Civil nas Escolas à quatro Diretoras das Unidades de Ensino
Antônia Marinho, Augusto César da Costa, Alberto Torres e CIEP, onde podemos observar a motivação por parte delas em desenvolver este projeto de relevante interesse público.
A Coordenadoria de Defesa Civil e sua equipe parabeniza ao Prefeito Flávio do Açougue, por apoiar o Projeto, e acreditar que nossas crianças e jovens, são o nosso futuro, e que podem ter uma visão Resiliente.
DEFESA CIVIL DE AREAL, TODOS JUNTOS NA PREVENÇÃO