Programa Limpa Rio nos Bairros Fazenda Velha e Delícia

Ambas433fa

Após realizar o desassoreamento do Córrego Laranjeiras, no bairro Fazenda Velha, o Programa Limpa Rio, a pedido do Prefeito Flávio Magdalena, iniciou suas atividades no córrego do bairro Delícia, realizando a limpeza de todo o trecho.

O Programa, criado pela Diretoria de Recuperação Ambiental do INEA, tem por finalidade a manutenção e limpeza dos leitos e margens dos corpos hídricos em todo o Estado, prevenindo alagamentos e transtornos à comunidade.

Locais de recentes inundações, os córregos foram identificados e solicitados pela Secretaria de Meio Ambiente ao INEA para aplicação do Programa, que dispõe de equipamentos especializados e mão de obra qualificada para realização da atividade.

“As cidades fluminenses têm um histórico de urbanização às margens dos rios e lagos. Esse tipo de ocupação, hoje reconhecida como irregular, foi encarada com naturalidade durante boa parte da história, devido à facilidade para captação de água e recursos naturais e descarte de esgoto e lixo. Com o crescimento das cidades, as vielas se transformaram em avenidas pavimentadas, os desmatamentos das encostas foram intensificados, assim como a disposição irregular de resíduos e lixo urbano. A poluição dos corpos hídricos gera um acúmulo de matéria orgânica, com aumento da vegetação aquática, diminuição do oxigênio e mortandade dos peixes. Impróprias para consumo e banho, as águas dos rios e lagoas tornam-se focos de insetos, roedores e animais peçonhentos. Além disso, a deposição de sedimentos alterara o fluxo das águas, provocando enchentes. Essa conjunção de fatores expõe as comunidades à insalubridade, à proliferação de doenças e a alagamentos.”

FONTE: Secretaria de Meio Ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *