Profissionais da Saúde de Areal participam de capacitação sobre controle de tabagismo

Capacitacao-Areal-tabagismo.jpeg

Município terá programa gratuito para atendimento à população.

Uma equipe de profissionais que atuam na atenção básica e no NASF em Areal participou, na última semana, do curso de capacitação “Tabagismo – Abordagem intensiva ao fumante” realizado na Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro com a presença do coordenador do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, Samir Sleiman.

Entre os profissionais que participaram da capacitação estavam médicos, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas. O objetivo foi buscar mais conhecimento para implantação de um programa de controle do tabagismo para atendimento à população de Areal. A Secretaria de Saúde está na fase final de uma pesquisa sobre o número de fumantes no município e quantas delas têm o interesse em parar com o auxílio de um programa gratuito. Segundo resultados iniciais do levantamento, o índice de fumantes é alto no município.

Segundo o Ministério da Saúde, o hábito de fumar caiu 36% entre os brasileiros nos últimos 11 anos. No entanto, ainda há cerca de 20 milhões de fumantes no país. “Muitas pessoas que fumam querem largar esse vício, mas não é algo tão simples. Por isso estamos capacitando nossos profissionais para, em breve, oferecer, de forma gratuita, o apoio necessário na rede municipal”, afirma o prefeito, Flávio Bravo.