Prefeitura e Secretaria de Saúde em ações coletivas contra o aedes aegypti

camapnha-saude.png

Seguindo a programação das Ações Coletiva de Enfrentamento às Arboviroses, através do Programa Saúde na Escola (PSE), foi realizado na manhã desta quinta-feira, 21, uma passeata com os alunos do Colégio Estadual Mariano Procópio e Agentes Comunitária de Saúde (ACS), com o objetivo de conscientizar a população da prevenção do combate as endemias. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, através Coordenação de Vigilância em Saúde e Coordenação de Atenção Básica, contando também com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Guarda Municipal.
Parabenizando o cumprimento da Ação, o Prefeito Flávio Bravo recebeu a todos em frente a Prefeitura Municipal, que desde sempre, estará junto para este Enfrentamento. Importante salientar que o combate a Dengue, Febre Amarela e chikungunya é uma responsabilidade de todos!
A comunidade recebeu de braços abertos a passeata que teve com intuído, o chamamento quanto a nossa responsabilidade para este grave problema que afeta a população mundial.
Para que entenda melhor; Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A classificação “arbovírus” engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos).
Existem 545 espécies de arbovírus, sendo que 150 delas causam doenças em seres humanos. Apesar de a classificação arbovirose ser utilizada para classificar diversos tipos de vírus, como o mayaro, meningite e as encefalites virais, hoje a expressão tem sido mais usada para designar as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como o Zika vírus, febre chikungunya, dengue e febre amarela.
Esta ação de hoje foi o pontapé inicial para o Programa de Saúde Escolar. A Secretaria de Saúde a partir da semana que vem, estará em todas as escolas com ações de promoção e prevenção junto aos alunos e professores, numa espécie de “capacitação” para identificação de riscos e sinais de infestação.
Lembrando que a qualquer sintoma; procurar imediatamente os postos de saúde de nossa cidade.