Palestra para jovens em Areal aborda combate ao abuso sexual na infância e adolescência

Palestra-Maio-laranja-Areal-17.jpeg

Ação foi realizada como parte da campanha Maio Laranja

Alunos de duas escolas da rede municipal de ensino de Areal participaram, na última terça-feira (22), de uma experiência importante para informação, formação e conscientização. Jovens com idades entre 13 e 16 anos, estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Municipalizada Joaquim Vital Vieira e do Ciep Vinte e Quatro de Novembro, assistiram a uma palestra sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Os encontros foram organizados pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Eventos. A diretora de Cultura, Thais Carvalho, convidou a psicóloga Clara Matuque e o mestre em psicologia Dante Aragón, do Peru, para abordar o tema em conversa com os jovens. O momento foi escolhido em referência ao Maio Laranja, campanha para debater e conscientizar sobre a questão.

Estima-se que uma criança ou adolescente seja vítima de abuso sexual a cada um minuto em algum lugar do mundo. No Brasil, o número pode chegar a uma vítima a cada oito minutos. A discussão

é necessária uma vez que os autores de abusos e exploração podem estar muito próximos das vítimas. “Infelizmente, as pessoas acham que o abuso sexual acontece longe, fora da própria família, sendo que na maioria dos casos esse acontecimento grotesco está debaixo do próprio teto, está a cerca de pequenos metros dos nossos olhares”, destaca Thais.

Os alunos ficaram atentos à palestra e absorveram o conhecimento transmitido, inclusive com dados que demonstram a importância da denúncia (com anonimato garantido) pelo Disque 100.