O Ministério da Saúde junto à Prefeitura Municipal de Areal em combate ao vírus HPV

Vacina-HPV1.jpg

A vacina oferecida pelo SUS é a quadrivalente, que protege contra os 4 tipos de vírus HPV mais comuns no Brasil. Após a toma da vacina, o corpo produz os anticorpos necessários para combater o vírus e assim, caso a pessoa seja infectada, ela não desenvolve a doença, ficando protegida.

Quem deve tomar

A vacina contra o HPV tem eficácia comprovada durante 8 a 9 anos e pode ser tomada por:

• Meninos de 12 e 13 anos, meninas com até 14 anos;
  • Homens e mulheres de 9 a 26 anos vivendo com HIV ou AIDS, pacientes que receberam transplante de órgãos, de medula óssea e pessoas em tratamento contra o câncer;
  • Mulheres em tratamento do HPV, com o objetivo de prevenir a infecção por outros tipos de HPV.

No entanto, meninos e meninas que já não são virgens também podem tomar a vacina, mas a sua eficácia pode estar diminuída, pois já podem ter estado em contato com o vírus.

Quem não pode tomar

A vacina do HPV não deve ser administrada em caso de:

• Gravidez, mas a vacina pode ser tomada logo após o nascimento do bebê, sob orientação do obstetra;
  • Quando se tem algum tipo de alergia aos componentes da vacina;
  • Em caso de febre ou doença aguda;
  • Em caso de doenças como trombocitopenia – redução do número de plaquetas; problemas de coagulação sanguínea.

A vacinação pode ajudar a prevenir a infeção pelo HPV e o câncer de colo do útero, câncer de pênis, câncer de vagina, câncer de anus e câncer, mas não é indicada para tratar a doença. Por isso, também é importante usar o preservativo em todos os contatos íntimos e, além disso, a mulher deve consultar o ginecologista pelo menos 1 vez por ano e realizar exames ginecológicos como o Papanicolau.

Procure a central de vacinação o mais rápido possível, localizada na Praça Iedo Fiuza, no Shopping da Ilha.