Município recebe pluviômetro

DSC_0259.jpg

DSC_0269

O CEMADEN – RJ – Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, através de seu Diretor Tenente Coronel BM Gil Kempers Vieira, entregará na próxima semana 5 equipamentos tipo pluviômetros semiautomáticos (equipamento que mede a quantidade de chuva), cada um com o custo estimado em três mil reais.

O município já possui 6 equipamentos automáticos, sendo que os novos atenderão principalmente a zona rural do município. Os equipamentos serão utilizados para implantação em nosso município do projeto “Pluviômetros nas Comunidades” que visa introduzir a cultura da percepção de riscos de desastres naturais, envolvendo a população que vive em áreas de risco, fortalecendo as capacidades locais de enfrentamento de eventos adversos, principalmente os causados por chuvas.

Os equipamentos serão operados por equipes da comunidade local, especialmente treinadas e, desta forma, promover o engajamento e a conscientização dos moradores, completando a rede de informações hidrometeorológicas que fazem parte da estrutura observacional do país para o monitoramento e alertas de desastres naturais.

O projeto será conduzido mediante parceria entre o CEMADEN-RJ – Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais e a Coordenadoria de Defesa Civil da Prefeitura de Areal.