Montagem do sistema de tratamento de água em Boa Esperança é concluída

salta-z-Areal.jpg

Sistema torna a água potável seguindo padrões do Ministério da Saúde.

A montagem do sistema Salta-Z na comunidade quilombola da Boa Esperança, em Areal, foi concluída nesta semana. A Solução Alternativa, Coletiva, Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano (Salta-Z) no local foi montada com auxílio de técnicos da Funasa, da Secretaria de Água e Esgoto, da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Obras, da Secretaria de Meio Ambiente e de moradores. O sistema já abastece o posto de saúde e a comunidade.

Nos últimos meses, representantes da Prefeitura e da Funasa realizaram reuniões com os moradores para apresentação do sistema e seus benefícios diretos para o meio ambiente e para a saúde. O projeto chegou a Areal sem custos para o município e apresenta vantagens principalmente na redução de problemas de saúde e na minimização dos efeitos de crises hídricas. O tratamento pelo sistema torna a água potável seguindo padrões de qualidade definidos em portaria do Ministério da Saúde.

O prefeito Flávio Bravo acompanhou todo o processo de implantação do sistema na comunidade de Boa Esperança e parabeniza todos os envolvidos, principalmente os moradores. “Desde o início todos foram muito receptivos à novidade e entenderam seus benefícios. É algo inédito em nossos município e, com certeza, terá grandes resultados”, finaliza.