LANÇAMENTO DO PROJETO “MACAÚBA E PLATAFORMA DE BIOQUEROSENE” VISANDO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AGRICULTURA FAMILIAR. EM MUNICÍPIOS DA REGIÃO CENTRO-SUL FLUMINENSE

72643677_2612922312080500_5471338347085430784_n.jpg

No próximo dia 08/11, os Municípios de Areal, Comendador Levy Gasparian e Três Rios que sediará o lançamento do projeto “Macaúba” e Plataforma de Bioquerosene e Renováveis da Zona da Mata: Oportunidades para o Desenvolvimento Sustentável Integrado Regional Rio–Minas”, com a presença de representantes da Universidade Federal de Viçosa, da Prefeitura de Juiz de Fora, de Empresas Aéreas e de produtoras de macaúba, que na ocasião estarão responsáveis por apresentá-lo às autoridades de diversos municípios fluminenses, universidades e instituições ligadas à produção agropecuária e ao meio ambiente, produtores rurais, sociedade civil e demais interessados.
A nova tecnologia integra países europeus, os Estados Unidos e o Brasil e desde 2012 movimenta a Rede de Pesquisa da Macaúba, sediada na Universidade Federal de Viçosa, objetivando aperfeiçoar a tecnologia de produção desta palmeira, nativa da mata atlântica brasileira, e suas formas de beneficiamento.
O município de Juiz de Fora está liderando esta ação no estado de Minas Gerais. No Rio de Janeiro, esse trabalho é conduzido pelas prefeituras de Comendador Levy Gasparian e Areal que, juntas com a EMATER RIO, criaram um
Grupo de Trabalho denominado Macaúba Rio e contam com aproximadamente 30 Agricultores Familiares, orientados a respeito do plantio da Macaúba em sistema agroflorestal e silvipastoril.
O projeto tem como objetivo principal a produção de combustíveis para o transporte aéreo e é resultado da pressão internacional para que essas empresas reduzam, de forma significativa, o uso de combustíveis derivados de petróleo.
Programas como pagamento de serviços ambientais e crédito de carbono poderão ser
agregados, como formas de subsidiar a sua implantação. O evento será das 13h30 às 17h30, no auditório da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto Três Rios, situado na Avenida Prefeito Alberto da Silva
Lavinas, 1847, Centro, Três Rios, RJ. Inscrições através do e-mail
macaubarj@gmail.com