Hipertensão é tema de palestra para grupos do NASF em Areal

Palestra-sobre-hipertensão-em-Areal-2.jpeg

Objetivo foi contribuir com a melhoria na qualidade de vida da população.

Os participantes dos grupos de prevenção de lesões e reabilitação do Núcleo de Apoio ao Saúde da Família (NASF) de Areal participaram de uma palestra sobre hipertensão no dia 8 de março. O encontro foi proposto pelo fisioterapeuta responsável por acompanhar os grupos, Leonardo, e foi apresentado pela enfermeira Daniele Amancio. “No ano passado, fizemos uma palestra com estes grupos sobre medidas de prevenção do câncer. Na ocasião, efetuamos verificação da pressão arterial de todos os participantes e identificamos muitas pessoas com níveis pressóricos muito elevados. Por isso, escolhemos o tema hipertensão arterial para discutir”, explica a profissional.

Como o grupo foi formado por pessoas com e sem hipertensão, a palestra abordou informações sobre prevenção secundária, a fim de sensibilizar sobre a importância da adoção de hábitos de vida saudáveis e uso regular dos medicamentos pelos hipertensos, e prevenção primária, com informações sobre fatores de risco e, também, a importância do estilo de vida saudável para os que não são hipertensos visando evitar o desenvolvimento da hipertensão.

Para Daniele, iniciativas como esta contribuem com a melhoria na qualidade de vida da população. “Os participantes interagiram de forma muito significativa, com diversas perguntas, e foi possível trocar experiências. Vamos fazer outras palestras a partir de um levantamento feito pelo Leonardo dos temas de interesse do grupo”,
finaliza.

Gestantes

Na próxima quinta-feira (12), às 9h30, haverá uma ação direcionada às gestantes na comunidade Boa Esperança. O encontro será realizado na escola do bairro e terá sorteio de brindes, café da manhã, participação da nutricionista do NASF, Tatiana, para conversas com as gestantes sobre aleitamento materno, e do fisioterapeuta Bruno, que falará sobre exercícios e cuidados com a postura para prevenção de dores na coluna durante a gestação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *