Governo do Estado faz doação de equipamentos para as unidades de saúde de Areal

O município recebeu 72 equipamentos hospitalares para melhorar a qualidade dos atendimentos da a população arealense

O secretário de Saúde, Wanderley Gatto e o prefeito Flávio Magdalena na entrega do certificado de doação de equipamentos hospitalares. (Imagem: ASCOM)

Na tarde de terça-feira (16), o prefeito Flávio Magdalena Bravo, acompanhado do secretário de Saúde do município, Wanderley Cordeiro Gatto, esteve presente na cerimônia realizada no Salão Nobre do Palácio da Guanabara para a entrega de diversos equipamentos para a saúde. A entrega do certificado foi feita pelo governador Luiz Fernando Pezão e pelo secretário de Estado de Saúde, Marcos Esner Musafir.

No valor total de 233 mil reais, a cidade de Areal foi contemplada com os seguintes equipamentos hospitalares: cinco balanças NEO/PED; quatro camas de enfermaria; sete carros de curativos; sete macas fixas para consultório; trinta máscaras de Hudson; três mesas auxiliares com rodízio; cinco mesas ginecológicas; três mesas redondas; seis negatoscópios; um processador de raio x e um raio x fixo.

De acordo com o prefeito, é uma enorme satisfação estabelecer essa parceria com o governo do estado e poder receber esses equipamentos que irão beneficiar a população arealense. Flávio ainda ressalta que em curto espaço de tempo, a prefeitura tem cumprido com todas as metas estabelecidas e os resultados são muito positivos. “Como o governador disse em seu discurso, é preciso que os municípios façam seu trabalho de casa, façam sua parte para que o apoio e incentivo continuem, que sejam feitos investimentos em outras áreas além da saúde, como a educação e segurança”.

O secretário de Saúde do município, Wanderley Gatto, destaca a importância do envolvimento do governador com a Atenção Básica, pois se o paciente tiver suas necessidades atendidas desde o princípio, através do trabalho de prevenção, o número de pessoas nas filas dos hospitais será muito menor. “É preciso fazer a Atenção Básica funcionar e pela experiência e dedicação do governador, acreditamos que esse é o caminho ideal para diminuir, ou até mesmo, eliminar os problemas na saúde”.

Durante seu discurso, o governador Luiz Fernando Pezão agradeceu a presença de todos e destacou que o avanço na saúde, através do trabalho desenvolvido pela equipe da secretaria foi extraordinário. E mesmo com todas as dificuldades e os imensos desafios, Pezão ressaltou que continuará a trabalhar junto com os municípios para atender as necessidades da população.

“Quero enfrentar junto com vocês os problemas na saúde e quero ajudar muito. Investir na Atenção Básica é o caminho para solucionar muitas questões que impedem o processo de reforma nessa área. Se nós melhorarmos a vida dos cidadãos nos municípios, consequentemente haverá mudanças positivas e significativas na saúde do estado e do país”, concluiu o governador.