Evento Mais Cultura inova trazendo exposição para o público jovem arealense

Nos próximos dias, Areal irá se transformar num local de muita atividade cultural para toda a população, especialmente para os jovens. O Ponto de Cultura Casa das Artes realiza o Mais Cultura, entre os dias 20 a 23 deste mês, trazendo exposições, dança, teatro, música e muito mais. O objetivo é difundir e incentivar a participação dos arealenses em ações voltadas para a arte em geral, totalmente gratuitas.

De acordo com uma das organizadoras, Márcia Loretti, é a segunda vez que o Mais Cultura é realizado no município e a ideia principal é transformá-lo em uma atividade recorrente. Tornando as diferentes formas de arte mais acessíveis para todos. A maioria das apresentações será realizada no Ilha Shopping, localizado na Praça Yedo Fiuzza, nº 58, Centro – Areal.

Um dos destaques do evento é a Exposição Olhar Teen, com uma linguagem moderna e totalmente voltada para o público jovem. Além disso, no sábado, após a palestra do artista plástico Walter Berner no Ilha Shopping, três alunos do CIEP irão fazer uma homenagem a Dona Dilma Abdu, professora do município reconhecida por seu trabalho ligado a ações educacionais.

O Mais Cultura, que conta com o apoio da Prefeitura de Areal e da secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Eventos, é uma realização de: Olhar Dinâmico, CEFAC, Casa das Artes – Resgatando a Arte de Viver, Ponto de Cultura do Governo do Estado e Programa Somando Forças.

Confira a programação completa:

QUINTA-FEIRA – 20 DE NOVEMBRO

EXPOSIÇÃO OLHAR TEEN – JOVENS FOTÓGRAFOS PETROPOLITANOS

Este projeto visa desenvolver a linguagem fotográfica através da percepção, identificação e interpretação que o jovem faz do mundo, criando espaço para que mostrem seus trabalhos, incentivando essa arte e motivando outros jovens a participarem do projeto. Esse projeto também visa trazer o público as galerias de arte, tanto como expositores quanto espectadores. A exposição termina no domingo, dia 23, às 18h.

Organizadora: Tânia Montoya

Assessora: Nilane Costa

Local: Ilha Shopping

SEXTA-FEIRA – 21 DE NOVEMBRO

TEATRO – ESQUETES

Serão realizados três esquetes teatrais do grupo Violeta Silveira do CEMP (Colégio Estadual Moacyr Padilha) e duas da Cia. Paradoxo, ambas de Três Rios. Ao todo, as apresentações contam com 15 participantes e abordam temas do cotidiano. Um dos textos foi criado por Valber Moraes e os outros encenados, são adaptações. Sem censura.

Local: Esporte Clube Gaby, Centro – Areal

SÁBADO – 22 DE NOVEMBRO (TODOS OS EVENTOS ABAIXO SERÃO REALIZADOS NO ILHA SHOPPING)

VIOLÃO E VOZ COM JOÃO GUMURY

Realizará duas apresentações durante o evento Mais Cultura.

Horário: às 8h30 e às 17h

PINTURA AO VIVO, COM O ARTISTA PLÁSTICO WALTER BERNER

Walter Berner, artista plástico desde 1964 pela Escola de Artes Visuais e atuando em Petrópolis desde 1997, fará, ao vivo, a pintura de uma paisagem arealense com as três cores primarias.

PALESTRA: MAGNITUDE DA ARTE, POR WALTER BERNER

“A magnitude da arte” contempla com uma abordagem simples os diferentes segmentos da arte: poesia, artes plásticas, escultura, arquitetura, música, teatro e fotografia. A ênfase está na dualidade “A comunicação visual e palavra”. Serão apresentados vários poemas, inclusive o de jovens talentos de Areal.

LANÇAMENTO DO LIVRO DA ESCRITORA LEILA RINALDI

DOMINGO – 23 DE NOVEMBRO (ENCERRAMENTO)

APRESENTAÇÃO DA ESCOLA DE DANÇA NASTA ABDU

Local: Ilha Shopping