Areal é pioneira na plantação de tomates

ft001.jpg

ft002

A agricultura familiar gera mais de 80% da ocupação no setor rural e responde no Brasil por sete de cada 10 empregos no campo e por cerca de 40% da produção agrícola. Atualmente a maior parte dos alimentos que abastecem a mesa dos brasileiros vem das pequenas propriedades. A agricultura familiar favorece o emprego de práticas produtivas ecologicamente mais equilibradas, como a diversificação de cultivos, o menor uso de insumos industriais e a preservação do patrimônio genético. Em 2009, cerca de 60% dos alimentos que compuseram a cesta alimentar, originaram-se da Agricultura Familiar.

No município de Areal, a família do Sr. Celso da Cruz Fonseca é pioneira no cultivo de tomates, a colheita está sendo realizada pela segunda vez dentro do mesmo mês.  “Estamos colhendo quase 50 caixas, usamos para o consumo e o excedente vendemos para os mercados do município e também para o SEASA.” afirmou Celso.

A agricultura familiar está presente na família desde o tempo do pai do Sr. Celso quando ele ainda plantava café, arroz, milho, cana entre outras variedades para consumo. Durante a plantação de cana, a família se especializou no melado e na produção de rapadura.

Hoje tudo o que produzimos e plantamos estamos vendendo aqui em casa mesmo ou pelo telefone (24) 992295267 comenta Sr. Celso que conta com a ajuda dos sobrinhos, filhos e irmãos.