Areal Começa o Curso Sobre Noções Básicas de Defesa Civil.

flavio.jpg

Nesta manhã de hoje (22), acontece no CIEP 24 de Novembro os Cursos: Sobre Noções Básicas de Defesa Civil, Defesa Civil nas Escolas e Núcleo de Proteção de Defesa Civil. (NUPDEC).
Dentre civis e militares estiveram presentes: O Prefeito Flávio Bravo, Cel. Bombeiro Militar Gileno (Diretor da Escola de Defesa Civil), Ten. Cel. Bombeiro Militar Glaucius (Coord. Da Região Serrana), Ten. Cel. Bombeiro Militar Kellen (Instituto Cientifico Tecnológico de Defesa Civil, Major Bombeiro Militar Silvia e o Coordenador de Defesa Civil do Município de Areal Sub-Ten. PM Gandra, Secretária de Fazenda Rozália, Guarda Civil Municipal e a Diretora do CIEP Prof. Marly.
Municípios presentes: Areal, Três Rios, Paraíba do Sul, Três Rios, São José do Vale do Rio Preto, Macuco e Cordeiro.
Abrindo os trabalhos em sua fala, o Ten. Cel. Glaucius fez uma alusão da história de Areal por ser referência ao ponto de encontro dos tropeiros e hoje ser a referência dentre os municípios se tratando da Defesa Civil. Parabenizou o Prefeito Flávio Bravo por este feito junto a Defesa Civil e ao Coordenador Gandra.
O Cel. Gileno Agradece a Escola de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, pelo trabalho prestado, mas enfatizou a dificuldade que os 92 municípios têm de locomoção até a capital. Com isso parabeniza ao Prefeito Flávio Bravo pela sua sensibilidade na qual está podendo através de Areal, ministrar cursos também aos municípios em torno.
O Prefeito Flávio Bravo em seus agradecimentos e considerações, endossou as palavras do Coordenador Gandra, quando se referiu por este curso hoje está sendo realizado em momento de “calmaria”, mas poderia estar em momentos críticos como assim já tivemos. Pediu a Defesa Civil do Município para que possa estar aumentando o número de voluntários que é de extrema importância para nossa cidade. Reiterou em estar a inteira disposição da Defesa Civil, uma vez que a nossa cidade tem condições de fácil acesso entre capital e interior. Muito bem colocado disse que, infelizmente pessoas que não viveram os últimos acontecimentos tanto de 2011 e 2018, podem falar que seja mais uma “reunião”, quando na verdade, se houver outros episódios serão estes que se fazem presentes, a diferença de logística e socorro. Lembrou onde no último episódio do dia 08 de março de 2018 o acidente natural onde afetou a escola no Bairro Amazonas, em que de imediato a Prefeitura cumpriu todos os requisitos para o Ministério da Integração assegurando o recebimento da verba para a reconstrução, respondido agora que não será possível. Persistente a Prefeitura já está resolvendo com recursos próprios a reconstrução da Escola Augusto Cezar e buscando a parceria com o Legislativo para a reconstrução da passarela do CIEP e Reconstrução da Praça Maria Guilherminda do Bairro Delícia.
O curso segue durante o dia de hoje. Prefeitura de Areal, trabalhando sempre.