49 anos educando com responsabilidade

DSC_0105klk.jpg

A Escola Municipal Augusto Cézar da Costa, com sede à Rua Amazonas nº 1046, no Município de Areal – RJ, foi criada pelo Decreto nº 221 de 19/09/1968, do Município de Três Rios, sendo inaugurada no dia 18/05/1968.

A Unidade Escolar foi construída no terreno doado pelo Sr. Waldemar Cézar da Costa e como homenagem por ter contribuído para o crescimento da educação em Areal, a escola recebeu o nome do seu pai Sr. Augusto Cézar da Costa.

A Escola possui uma Associação de Pais e Mestres que foi fundada em 1997 e tem como função administrar os recursos transferidos para este estabelecimento de ensino.

A entidade, atualmente, funciona com cento e oitenta e cinco alunos da Educação Infantil ao quinto Ano do Ensino Fundamental, com um corpo docente composto por treze professores, uma Auxiliar de Secretaria, quatro funcionárias de apoio, uma Orientadora Pedagógica e tendo como Diretora Geral a professora Ilcinéia do Nascimento Santos.

A missão desta escola é oferecer um ensino de qualidade, com o comprometimento de toda equipe, formando cidadãos críticos e autônomos, garantindo a participação ativa da comunidade escola.

Não temos do que reclamar, a Escola Municipal Augusto Cézar da Costa tem um feedback em tempo real com Secretaria de Educação e a Prefeitura Municipal de Areal, somo atendidos quando necessitamos do apoio das mesmas, a merenda escolar na gestão do nosso Prefeito Flávio Bravo tem sido ímpar, temos hoje uma escola equipada a ponto de equiparar as escolas particulares do nosso município.“, disse a diretora.

A escola busca exercer o papel social e transformador disposta a inovar e enfrentar desafios, sabendo que a educação vem a ser não somente uma responsabilidade da instituição escolar, a equipe elabora projetos visando fortalecer a parceria entre família e escola, desencadeando o processo de mudança.

Construindo ações baseadas em princípios de igualdade, qualidade e liberdade, valoriza o processo ensino aprendizagem, com sua equipe altamente comprometida com o trabalho coletivo e gestão democrática. Elaborou um plano de ação com estratégias específicas para elevar o desempenho dos alunos, aprimorar a prática do professor e ampliar as possibilidades cognitivas do estudante, almejando o sucesso escolar.

Bem estruturada em mobiliários e materiais para apoio pedagógico, oferece oficinas no turno da tarde de informática, desenho, sala de leitura e projeto mais educação com reforço de língua portuguesa e matemática.

Oferece alimentação com cardápio balanceado elaborado por nutricionista onde é levado em conta os hábitos alimentares dos alunos. Em relação a limpeza, a unidade possui rotina para que todos os ambientes estejam apropriados para atender as normas estabelecidas pela vigilância sanitária.

DIREÇÃO

Diretora: Ilcinéia do Nascimento Santos

Orientadora: Suzane Nunes Bernardo

Estagiária: Letícia Barbosa Martinho

PROFESSORAS: 2º Ano – Juliana Fagundes da Silva

3º Ano A – Maraíse Oliveira da Silva

3º Ano B – Geruza Paulino Pinto

4º Ano – Janete Muniz Neves

1º Ano e 5º Ano – Maria Julia Fagundes da Silva Vieira

2º Período – Marilene Martins Morelli Fonseca

1º Período – Maria Eliane Dantas de O. Justen

Informática – Rosane Maria de Azevedo

Ensino Religioso – Semildes Chaves Roberto de Oliveira

Educação Física – Josiele de Souza Silva Oliveira

Desenho – Júlio Cesar Vieira Muniz

Sala de Leitura – Eny Almeida

Emblema da Escola Municipal Augusto Cézar da Costa

Visando artisticamente, culturalmente e historicamente contextualizar toda vida desta comunidade, nossa Escola elaborou neste emblema todos os assuntos aqui abordados.

O Emblema tem os Trilhos e o Trem que proporcionaram a construção desta comunidade que veio crescendo junto aos ribeirinhos e as margens dos trilhos da antiga estrada de ferro do Príncipe do Grã Pará, no mesmo traço representa o trem as bagagens de conhecimento adquirido pelos nossos educandos, para trilhar seus caminhos na formação de cidadãos de bem.

A arara representa toda uma cultura da comunidade Amazonense que desde a década de cinquenta com o tradicional carnaval junta toda uma alegria folclórica e festiva, justa homenagem ao Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Unidos da Amazonas que faz parte não só deste bairro, mas na História do Município de Areal.

O Livro, a Escola em si, todos os professores funcionários e alunos de hoje e de ontem que fizeram e fazem pela educação todos que por esta passa. Salientando que junto aos nossos vagões, o livro é o símbolo daquilo que realmente podemos eternizar, o conhecimento.

O Circulo representa as voltas da vida, as renovações, os fins e os começos de toda uma trajetória.

A Equipe da Escola Municipal Augusto Cézar da Costa.