Prefeitura Municipal de Areal e Secretaria de Educação, Cultura Esportes e Eventos realizam Jogos Estudantis de Areal

Foto-34-capa.jpg

Nesta última sexta feira, dia 11/08, foi dada a abertura dos jogos estudantis de Areal. Os Jogos Olímpicos trouxeram as delegações das Escolas Estadual Municipalizada Joaquim Vital Vieira, Escola Municipalizada CIEP 429 e o Colégio Estadual Mariano Procópio.

Na cerimônia de abertura, a cerimonialista Prof. Renata A. Cortásio convidou para estar a frente em lugar de destaque o Prefeito do Município de Areal Flávio Bravo, o Vice Prefeito Celso Silvestre, o Presidente da Câmara de Vereadores Marcelo Pipa, os vereadores Gutinho Bernades e Luiz da Papelaria, a Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Eventos a Prof. Ione da Silva Oliveira, a Diretora de Cultura Thais Carvalho, o Coordenador de Esportes Cláudio Lourenço, as Diretoras das Escolas participantes, Marli Rodrigues e Adriana Brito Rocha, Ana Beatriz Novaes e Fátima das Graças Nascimento. A cerimônia decorreu com a entrada das delegações, em seguida a entrada das bandeiras do município, do Estado e a Nacional, quatro alunos entraram com a bandeira dos Jogos Olímpicos. Houve um momento especial aguardado por todos, a entrada da Tocha Olímpica, logo em seguida houve o juramento dos Atletas. A Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Eventos, a Prof. Ione da Silva Oliveira fez uso da palavra colocando a importância dos jogos, o Prefeito Flávio Bravo destacou a importância do uso do dinheiro público nas Olimpíadas no Rio de Janeiro entre outras coisas, e desejou a todos sorte em seu desempenho.

As escolas fizeram suas apresentações culturais, e deram início aos jogos começando pelo futsal masculino e feminino.

Fala das Diretoras:

O encerramento do Jogos Estudantis Municipais (JEM), foi realizando com sucesso, as escolas e suas equipes participaram ativamente em perfeita harmonia, foi um espetáculo maravilhoso ver nossos estudantes unidos em um mesmo ideal, com muita alegria, animação e espírito de equipe.
Foram momentos de muitas emoções. As três escolas participantes destacaram-se nas modalidades esportivas com muita garra e disposição através de suas equipes.
Como ponto positivo destacamos as premiações ocorridas ao final dos jogos, a harmonia entre os alunos, a união das equipes, a organização da Secretaria de Educação, através da Secretária Ione Oliveira, Diretora de Cultura, Thaís Carvalho, o Coordenador de Esporte, Claudio Lourenço e equipe, a Secretaria de Saúde com apoio imediato e a Prefeitura Municipal, especial ao Prefeito Flavio Bravo, e especialmente a equipe do Ciep 429, professores, alunos e entre eles os nossos jogadores, que com muita garra elevaram o nome da escola, e aos professores de Educação Física, por terem preparado os alunos para uma interação saudável e respeitosa, aos inspetores pelo apoio e trabalho realizado com responsabilidade.
Agora só nos resta dizer que foi fantástico, um belo espetáculo. Parabéns a todos pois já somos mais que vencedores em apoiar e incentivar o esporte nas escolas, afinal nossos jovens estudantes merecem esse carinho e oportunidade.” (Marli Rodrigues)

Os Jogos Estudantis Municipais (JEM) promovido pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Eventos cumprem seu papel quando visam ao entretenimento e à interatividade entre as escolas participantes. Esse é o poder do esporte, abrir portas e a descobrir talentos. Nesse sentido, seria interessante que a referida Secretaria continuasse a incentivar nas escolas a criação de projetos esportivos, dando cada vez mais, suporte aos professores de educação física a fim de que eles se sintam estimulados a fomentar em seus alunos o interesse pelas diversas modalidades esportivas.
No que diz respeito à participação da Escola Estadual Municipalizada Joaquim Vital Vieira, foi um momento muito gratificante, uma vez que, num evento como esse, conseguimos perceber em muitos alunos comportamentos positivos que nem sempre as quatro paredes de uma sala de aula são capazes de deixar transparecer ou de resgatar, como autoestima de alguns, o respeito pelo trabalho em grupo, alguns tipos de superação e o espírito de liderança. Por isso, sempre apoiaremos qualquer iniciativa que envolva esporte.” (Ana Beatriz Novais)

Com esses depoimentos encerramos nossa matéria, desde já agradecendo a todos que colaboraram direta ou indiretamente deste evento, em especial a Prefeitura Municipal de Areal, pelo apoio dado sem medir esforços no tocante patrocinar os jogos estudantis com a intenção de promover o bem-estar, a inclusão social entre jovens de outras escolas, assim eles puderam interagir uns com os outros demostrando um espírito de integridade e interação entre si, parabéns as delegações e até a próxima.