Comitiva de Areal visita Mercado de Produtores no Rio de Janeiro

Comitiva-de-Areal-visita-Mercado-dos-Produtores-no-Rio-de-Janeiro-9.jpg

Com projeto para criação do Mercado Produtor de Areal, representantes do Executivo, Legislativo e produtores conheceram um modelo de sucesso

Com o projeto para implantação do Mercado Produtor de Areal em fase de captação de recursos, uma comitiva do município formada pelo prefeito, Flávio Bravo, pelo vice-prefeito, Celso Silvestre, secretários, vereadores e representantes dos produtores rurais visitou o Mercado de Produtores Uptown, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (07). O objetivo da visita foi conhecer de perto um modelo que pode ser utilizado como inspiração para o empreendimento em Areal, uma vez que o local reúne lojas e stands de hortifrútis, grãos, orgânicos, açougue, peixarias e bebidas, entre outras atrações que geram bons resultados para produtores e consumidores.

O projeto do Mercado Produtor de Areal já foi apresentado à população e surgiu após o município realizar ações direcionadas ao desenvolvimento da agricultura e dos pequenos negócios do campo, como melhorias nas estradas vicinais e parcerias para realização de cursos de capacitação. Desta forma, o Mercado Produtor surge como um novo incentivo aos produtores, que terão a possibilidade de levar seus produtos diretamente aos consumidores, enquanto há o incremento da economia municipal, com mais empregos e renda, e a criação de uma identidade para o município.

O prefeito Flávio Bravo destacou que o Mercado Produtor será uma realidade em breve e que a Prefeitura está realizando as etapas legais necessárias para garantir o terreno e buscar investimentos para a construção. O presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Pipa, também integrou a comitiva e ressaltou o contato com o deputado federal Áureo para envio de emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão destinada ao projeto. “O decreto que garante o terreno foi assinado pelo prefeito Flávio, que está empenhado nessa luta, essa semana e a próxima etapa será ir até Brasília com todos os documentos necessários para dar continuidade às conversas com o deputado para o envio e recebimento da emenda”, afirmou o vereador.

Marcelo Pipa ainda acredita que o Mercado Produtor de Areal, que possivelmente estará localizado às margens da BR 040, terá grande importância para toda a região. “Quando for uma realidade, certamente teremos apoio do Brejal, Taquaril e de Três Rios, que são locais próximos e contam com produtores que estão sempre em busca de formas para escoar suas produções”, completou.

Rozália Carneiro, secretária municipal de Fazenda e Planejamento, reafirma a importância do projeto para a economia de Areal. “Será importante para divulgar nossos produtos de qualidade e criar uma identidade para o município. Não apenas a agricultura ganhará com o mercado, mas outros segmentos da economia também vão acompanhar esse movimento, como pousadas, comércio, artesanato, gastronomia e turismo”, analisa.

Representante da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário no Estado do Rio de Janeiro, Daniele Barros, delegada federal do Desenvolvimento Agrário, afirma que a região tem grande potencial de produção e o Mercado Produtor vai aproximar o consumidor final do produtor. “Acreditamos que um espaço como o Mercado Produtor, localizado em Areal , na beira da BR 040, vai transformar a cidade e a região. No projeto, pode ser dada uma concepção gourmet, com produtos beneficiados, e podemos trabalhar o fortalecimento da agricultura familiar no Estado”.

Daniele Barros ainda coloca como ponto forte para a realização e o sucesso do projeto o fato de Areal ter um amplo projeto para o setor rural. “Além de aquecer a economia, o projeto dialoga com o objetivo de transformar Areal no município mais orgânico do Estado. Entendemos que vai além de um projeto de governo, mas é um projeto de cidade. É algo que está sendo construído hoje, com parceria entre Executivo, Legislativo e produtores, e tem tudo para dar certo e tornar-se autossustentável. Algo assim passa a ser essencial para a vida da cidade”, finaliza.

Também participaram da visita os vereadores Itamar Medina Machado (Itamar da Ambulância), Luis Aurélio Zimbrão Ribeiro (Luis da Papelaria) e Augusto Bernardes (Gutinho), os representantes da Associação de Produtores Orgânicos de Areal Jenifer Medeiros e Adilson Alves da Costa, representantes do Sebrae e membros do Governo Municipal.