Areal tem grupo de orgânicos

150x200.jpg

organicos_areal
Registro da reunião de ontem do Grupo de Produtores Orgânicos de Areal, em São Pedro, sob a supervisão da Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro (ABIO), entidade certificadora através do Sistema Participativo de Garantia, SPG.

Entre outras atribuições, a ABIO é responsável, juntamente com a Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário (SEDES), da Prefeitura do Rio de Janeiro, pelos Circuitos de Feiras Orgânicas Carioca e Niteroiense, nos quais os pequenos produtores entram em contato direto com o consumidor e podem, assim, comercializar diretamente a sua produção, sem intermediários.

Os Sistemas Participativos de Garantia são sistemas de qualidade que certificam produtores baseados na participação ativa das partes interessadas, estando fundamentados na confiança, nas redes sociais e na troca do conhecimento.

Para montar esse grupo de orgânicos houve apoio da EMATER/RJ através do Marco Antonio Soares e da Coordenadoria de Agricultura de Areal representada pelo Samuel Sanseverino técnica agrícola Maria Cláudia Teixeira de Arueira.

Cabe ressaltar a importância desse grupo para o município, pois já existem produtores certificados produzindo orgânicos.