Areal ganha Posto de Defesa Agropecuária

Unidade em parceria com a Prefeitura Municipal de Areal vai atender produtores da região

Ficou mais fácil para os produtores rurais de Areal, na Região Centro Sul fluminense, obter a GTA (Guia de Trânsito Animal), documento fundamental para o transporte de animais das diversas espécies. Nesta segunda-feira, dia 06 de novembro, o Secretário Estadual de Agricultura, Jair Bittencourt, e o Prefeito do município de Areal, Flávio Bravo, inauguraram o Posto Municipal de Defesa Agropecuária de Areal.

Na unidade também poderão ser feitas atualizações de cadastros de propriedades e entregas de declarações de vacinação contra Febre Aftosa, Raiva e Brucelose, entre outros documentos relacionados à sanidade animal e vegetal.

Durante a solenidade, o Secretário Jair Bittencourt ressaltou a importância da parceria para a implantação do Posto, especialmente para o atendimento ao pequeno produtor, viabilizando negócios na pecuária e na produção vegetal. Anteriormente os produtores precisavam se deslocar até o Núcleo de Defesa Agropecuária de Petrópolis ou Três Rios para solicitar estes serviços. Ressaltou que após um almoço com o Prefeito Flávio, a Secretaria de Estado de Agricultura estaria a disposição do município de Areal, já que aqui encontrou no gestor, um amigo.

Já o Prefeito Flávio, deu todo o suporte necessário para que fosse criada a diretoria de agricultura em Areal vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, segundo o Diretor de Agricultura Samuel Sanseverino, no município de Areal não existia uma repartição para as demandas agrícolas, e graças a gestão do Prefeito Flávio Bravo foi possível este feito. O apoio da Prefeitura Municipal de Areal tem sido estratégico para o atendimento ao produtor e oferece gratuitamente vacina contra a febre aftosa. O Prefeito Flávio renovou o Convênio da Prefeitura Municipal de Areal com a Emater, representada pelo Sr. Jhonison Pitanga Valadares.

Após a inauguração foi emitida a primeira GTA na nova unidade, pela Josiele Batista da Cruz, funcionária do município treinada para atendimento aos produtores. Na ocasião ainda, o secretário recebeu produtos orgânicos da agricultora Jenifer Medeiros. Também estiveram presentes o Superintendente de Defesa Agropecuária da Secretaria Estadual de Agricultura, Paulo Henrique Moraes, o Prefeito Flávio Bravo, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Juvenal de Souza Brasil Neto, o Chefe de Gabinete, Mauro Cortásio, o Secretário de Governo, Marcos André Nogueira, a Secretária de Educação, Cultura, Esportes e Eventos, Ione da Silva Oliveira, o Secretário de Administração, Luis Antônio Moraes, o Secretário de Obras, Ronan Márcio da Silva, a Secretária de Fazenda, Rozália Carneiro, o Diretor Executivo, Antônio Sérgio Gandra, a Secretária de Saúde Eliane Vieira Cruz, os Vereadores Luiz da Papelaria, Gutinho Bernardes, a Diretora de Cultura, Thais Carvalho, o Coordenador de Esportes, Cláudio Lourenço, a Coordenadora de Patrimônio, Marilúcia Vieira Lima, a Diretora de Compras, Marta Born, o Zootecnista da Emater – Rio, Marcos Antônio Soares e o Diretor de Agricultura do Município, Samuel Sanseverino.